quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Maria

MARIA (CHEIA DE GRAÇA)

Maria sabe que não é bonita, , mas tem graça, que é por vezes estranha,
Duma forma que nem sempre se entranha, por ser do contra e ter coragem,
por ser diferente, por se reinventar, sem se adaptar,  todos os dias sem excepção,
nas regras que ela própria faz, que ela própria inventa e segue,
em tudo o que o seu coração lhe diz que deve ser feito e ela faz,
Maria vive num mundo à parte, com todas as cores com que ela o pinta,
Um mundo menos sofrido, mais alegre, onde o amor existe e é verdadeiro,
Como um arco íris de esperança, de fé, de sonhos que nela nunca ganham pó,
E no canto do olhar tem um brilho, de braço dado com um sorriso imenso,
um não sei quê que causa a quem a vê um misto de embaraço, capaz de viciar,
Que desperta a inspiração e alimenta a vontade de querer sempre mais e mais,
Porque Maria é genuína, é desejo, vida que apetece viver e descobrir,
Porque Maria foi em tempos esculpida no mármore da intensidade, 
no desapego às normas nas mãos de um artista ébrio, porque Maria é luz,
num universo a preto e branco, de sombras despidas de corpo e sorrisos fingidos,
convenientes, transviados, envergonhados de quem quer e não sabe.
Maria não tem vergonha, é transparente, contagiante, provocante
 e até maliciosa no gosto de fazer corar essa gente adormecida de tanta sensatez,  
E mesmo sem ser bonita, tem Maria a graça que mais nenhuma outra tem.

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Silencios Silêncios e palavras... Um provérbio chinês diz que "a palavra é prata e o silêncio ouro". É, sem dúvida, uma grande verdade embora hajam palavras que precisam de ser ditas, tal como o silêncio deve ser ouvido..."Não diga as coisas com pressa. Mais vale um silêncio certo que uma palavra errada. Demore naquilo que precisa dizer. Livre-se da pressa de querer dar ordens ao mundo. É mais fácil arrependermo-nos de uma palavra que de um silêncio. Palavra errada, na hora errada, pode se transformar em ferida naquele que disse, e também naquele que ouviu. Em muitos momentos da vida o silêncio é a resposta mais sábia que podemos dar a alguém. Por isso, prepare bem a palavra que será dita. Palavras apressadas não combinam com sabedoria. Os sábios preferem o silêncio. E nos seus poucos dizeres está condensada uma fonte inesgotável de sabedoria. Não caia na tentação do discurso banal, da explicação simplória. Queira a profundidade da fala que nos pede calma. Calma para dizer, calma para ouvir. Hoje, neste tempo de palavras muitas, queiramos a beleza dos silêncios poucos."(Padre Fábio de Melo)Mas quando um silêncio aparenta não ter explicação, como se explica? Qual a razão para calar as palavras, se só agora começam a ser proferidas? Porquê interromper um silêncio partilhado com um silêncio distante?...Palavras há que têm um sabor especial quando são ditas num longo silêncio, seja através de um olhar ou de um simples toque...Silêncios há, que por mais que sejam ouvidos, deviam ressoar com inúmeras prosas e poesias...O silêncio é melhor falado quando não se sabe o que falar...Por essa razão gosto do silêncio, mas quando não encontro o seu significado no outro, simplesmente não o entendo...Quando nele procuro refúgio, pretendo ouvir o meu próprio silêncio, para que assim as respostas que preciso saber ecoem bem alto dentro de mim...Nem sempre as consigo ouvir completamente, mas o que fica permite-me voltar a falar...

sábado, 11 de novembro de 2023

houve

Houve um tempo que fui dia

Houve um tempo meu amor que o meu corpo era uma tempestade e o teu olhar era o meu mar...as tuas palavras eram as ondas que me enlaçavam.
Houve um tempo meu amor que eras o vento que me acariciava tão suave e docemente como o mar que agora escorre do meu olhar.
Houve um tempo meu amor que o silêncio do vento murmurava aos meus ouvidos palavras de amor ecoando na distância e perdidas numa história de amor por escrever...num imenso vazio a transbordar do copo onde bebi a solidão...nas mãos onde o  beijo ficou esperando...na noite que agora é apenas uma sombra dos dias...nos lamentos que acompanham os meus passos.
Houve um tempo meu amor em que fui dia e o sol pousou no meu corpo...o luar afagou o meu rosto...mas hoje voltei  a ser noite...perdida  no vazio de um abraço onde te prendo e te perco...onde te quero e te deixo...envolto na rima dum poema perdido na luz do meu olhar.
Houve um tempo que os meus sonhos eram um barco ancorado num mar azul...que a janela do meu peito abria para um jardim de rosas e  os lápis com que me escrevia tinham todas as cores do arco-íris...nos meus dedos havia sempre um poema de amor...nos meus lábios um beijo e o meu corpo se vestia de pétalas e em cada recanto do meu rosto era Agosto...suave e terna brisa...fugaz papoila rubra de cabelos ao vento com versos ainda por florir e estrofes por serem jardim.
Houve um tempo em que bordei flores nos meus sonhos...enchi de estrelas o meu olhar...desenhei um céu azul e de pétalas de rosa perfumei o meu corpo...mas veio a noite e o veludo fez-se cardo e nas páginas vazias da vida morreu o calor das minhas mãos...a vontade sucumbiu como um rio de águas estagnadas.
Houve um momento meu amor em que o teu olhar me aqueceu e estava a vida toda nesse instante...infinito abraço onde me sonhei rosa e onde tu foste a madrugada que esperei.


quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Sem saber

Ouço  música  a tal que me acompanha nas horas a fio de trabalho, hoje estou particularmente  sensível e o peito dói.  Sinto uma dor tão  aguda que me coloca a tremer. Sinto um misto de angústia  e preocupação. 
Não  sei que fazer mais.
Peço  que esta dor passe.

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Parabéns



Gosto de ti, ó sonho, lá longe,


Quando dizes coisas que ninguém entende!

Nos teus silêncios das noites escuras…

Nas emoções que a ti me prendem.

Gosto de ti, no toque da carícia,

No alento, no conforto, ou no sabor de um beijo,

Ao som da tua voz, vou sonhando,

Com utopias, quimeras e desejos!

Neste teu dia, sinto-te perto de mim,

Talvez um dia, entendas este meu devaneio…

De mesmo, o, longe, ser tão perto,

Em meus braços, por ti anseio…
 
 
 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

sentimento


Porque nos sentimos morrer?
Porque morremos todos os dias, sempre que um sonho morre, uma ideia desfalece, ou a utopia deixou de o ser e nos transporta para uma realidade irónica....
Porque nos sentimos morrer, mesmo a sorrir?
Porque o encenador tem sempre a ultima palavra e no palco não se chora se o texto é de felicidade, porque a plateia tem que viver a peça não o sentimento do artista, porque.....os artistas têm sentimentos mesmo momentâneos e passageiros.....
Precisam ser felizes sempre que o pano cai, nunca para se despedir da plateia, mas para interiorizar o seu eu e na cumplicidade de um anjo voar....
Quando isso não acontece, sentimos-nos morrer....simplesmente!!!!

Fazenda da Esperanca.2014

No ano da Fé, num tempo onde tudo se questiona, é tempo de olharmos para o nosso Interior e valorizarmos um pouco, do muito que por aqui se faz. Um olhar de Fé, mas também de esperança, otimismo, coragem, e muita humildade, fazem de todos os intervenientes grandes seres, com uma capacidade de resiliência fantástica. Quero aqui, nesta pagina diFÉrente falar-vos um pouco sobre uma obra que acredito desconhecida para muitos, mas nem por isso perde a sua importância e grandeza. 


Fazenda da Esperança, como o próprio nome indica é um lugar mágico, onde os pesadelos viram Fé, onda a dor adormece e deixa o sol brilhar, onde a esperança é lugar-comum, porque o Pai é de todos, e é de todos de uma forma igual. Deus com o seu poder sublime é o ponto de referência desta obra milagrosa. Digo referência, porque está edificada sobre os pilares da Fé. A Igreja a mentora desta causa, também ela apoiada por todos que fazem desta, a sua forma de vida. Uma causa de boas vontades, voluntariado, dedicação, amor ao próximo, mas sobretudo de esperança.


 Maçal do Chão, a Paróquia que recebeu esta obra, é uma pequena aldeia do Arciprestado de Celorico, da Diocese da Guarda. 


Situada entre arvoredo e com uma ruralidade envolvente invejável, encontra-se a casa da fazenda. Uma arquitetura moderna, com vários pontos de referência à Fé, fazem deste espaço um lugar único de aconchego e fraternidade. A paz campestre que nem o vento perturba é ninho para aconchego nos braços de Deus. Um sítio aprazível para libertar os fantasmas da alma.


A Igreja católica Portuguesa abraça assim um projeto, em que através da vida comunitária, espiritualidade e trabalho vence o flagelo das dependências. A toxicodependência, o alcoolismo, o tabagismo, são alguns dos males tratados sem ajuda de fármacos. As regras baseadas em Oração, contemplação, trabalho e respeito são o mote para um sucesso anunciado.


Cada caso é um caso, todos com histórias de vida marcante, jovens, menos jovens, dão os seus testemunhos com um brilho no olhar, felizes por terem conseguido mais uma vitória, mais um dia em que, com a graça de Deus conseguiram ultrapassar dando mais um passo a caminho da sua recuperação. Vislumbram na orla do horizonte uma réstia de esperança.


Nesta travessia da vida, acompanhados por Deus, encontramos já alguns jovens da nossa região, bem como de outros pontos do País. O objetivo é chamar mais moradores para a casa, acolhê-los e ajudá-los nesta travessia de mudança. Uma tarefa só possível com muita e boa vontade de quem se dá aos outros, mas que no fundo recebe um coração preenchido.


A envolvência da sociedade civil, do cidadão comum é outro dos objetivos para levar a bom porto este projeto admirável. Os conhecimentos, a partilha, o acolhimento são talentos desejados numa obra que é de todos. 


    Maria Clara Correia

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Registos

 Às  vezes preciso dizer o que me vai na alma e hoje é  uma simpres preocupação. 
Esqueco me com frequência,  estou a falar, sei o que quero dizer mas o nome das coisas/ pessoas nem sempre sai. Coisas simples que devia ter na ponta da língua. 
Cansaço,  algum medicamento ou apenas normal depois de um ano atípico?
 Vou ficar atenta.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

💫

🌇🌙🌛⭐⭐
...e ficas, e nós  ficamos gravados em páginas preenchidas num livro pintado de vermelho, com palavras de silabas aconchegantes,  nas vírgulas de um caminho reto com sons sonoros nas transversais.  E  seguimos com a luz da lua🌛, o brilho das estrelas⭐  e  o sonho dos cometas e o silêncio da noite....🌑.
💖
Boa noite

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Numa certa noite feliz

Numa certa noite feliz




Numa certa noite feliz
Havia uma estrela no céu 
Anunciava a boa nova
O menino Jesus nasceu

Probrezinho....
Nasceu ao frio em Belém 
Grande alvoroco gerou
Veio ao mundo para anunciar o bem.

Numa certa noite feliz
Recebeu visitas que nao podia recusar
Reis, pastores, pessoas de bem
Que o vieram presentear.

Cantavam se melodias para anunciar
A vinda do Salvador
O Menino Jesus nasceu
Envolto de muito Amor.

Alegraram se os Céus  e a terra
Cantaram juntos com alegria
Numa certa noite feliz
Sao José e a virgem Maria.

2023 chegou...
Nós  continuamos a celebrar...
Um Natal de união 
Que a estrela veio anunciar.

Numa certa noite feliz
Pedimos ao menino Salvador
Livrai nos de pestes e guerras
Enche nos de uniao e amor.

Maria Clara Correia.

Bagagem

Carregas bagagem pesada no teu pensamento, não  é  qualquer sopro que te derruba, és  feita de fibra, feita de sonhos, feita de vida. És  ca...